O resumo das leis - Ele cumpre


Estou no finalzinho do livro de Deuteronômio. Parece que passou rápido, não é verdade? Está sendo maravilhoso conhecer mais e mais a palavra de Deus. Excelente!

Estou nos últimos capítulos e a jornada se tornou um fardo (no sentido bom) quando comecei a ler o resumo de todas as leis ditas no livro de Levítico. Todas mesmo.

O mais interessante é que nesses últimos, precisamente do 25 pra frente, Moisés fala todas as leis para o povo de Israel, e eles têm que escrevê-las em pedras com cal não lavradas com ferro para que não esqueçam e, com elas, montar um altar, onde os sacrifícios serão feitos. E isso tudo antes de entrarem na terra prometida, Canaã.

A partir desse capítulo 25, Deus diz todas as leis. E depois ele fala o que acontecerá à Israel se o povo não as cumprirem. Como estou lendo o Novo Testamento também, fiquei fazendo um paralelo entre tudo o que foi dito e tudo o que os fariseus faziam, praticavam e a gente se assusta, hahaha.

Bem, voltando, parte desse texto diz as bênçãos e parte dele o que acontecerá se aquilo não for cumprido. Não preciso nem dizer que irá realmente acontecer depois do reinado dos reis. Em Neemias a gente lê que ele volta para Jerusalém pra reconstruir os muros da cidade e, um tempo depois, o templo com o auxílio de um rei.

É impressionante o quanto Deus avisa e o quanto a gente continua sendo cabeça dura. 

Felizmente Jesus veio e a necessidade de sacrifícios terminou com ele (o que não significa que se deve viver a vida antiga, antes do conhecimento da palavra da Vida).

O que Deus promete Ele cumpre, não importa que seja bom ou ruim pra gente. No fim, é tudo para o nosso bem. Só devemos obedecer. Obedecendo e, sim, se arrependendo de verdade, de coração, é um caminho e tanto (por mais difícil que pareça).

Imagem de .... em Unsplash (o site está fora do ar... vou colocar os créditos depois).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carente de amor!

É uma questão de estilo

Let it shine!