O que é a Engenharia Biomédica?

Imagem: Piron Guillaume | Unsplash
Oi gente, tudo bem?

Hoje vou fazer para vocês uma introduçãozinha à Engenharia Biomédica. Vamos dizer que eu consigo sim passar informações para você porque, nesse momento, estou cursando o oitavo período e só faltam mais dois para em terminar (e a gente dá pulos de alegria por isso).

A Engenharia Biomédica é um curso de exatas e biológicas com um taquinho de humanas (pelo menos na minha faculdade tem). Nesse curso nós estudamos tudo o que tem a ver com tecnologia, ser humano, animais e todas as coisas que envolvem a saúde.

Por exemplo: se você quer trabalhar com administração hospitalar na área de equipamentos você encontra a Engenharia Clínica (que na minha faculdade está na grade do curso direto, sem precisar de um curso externo); se você pensa muito em próteses você consegue ter uma noção muito legal de tipos de material, biofísica e biomecânica; se pensa na era da informação aplicada à clínicas e hospitais você pode pensar muito em e-Health, Telemedicina e Informática Médica; quer saber sobre os equipamentos de hospitais temos as disciplinas de Equipamentos Médicos que estudam desde um Monitor Cardíaco a uma Ressonância Nuclear Magnética, Câmaras PET e SPECT; quando vê um Raio-X e um Tomógrafo pensamos muito em Física Nuclear e a ação ionizante nos átomo; etc.

Conseguiu ver um pouquinho do que tem no curso? Sei que existem milhões de nomes feios e alguns a gente nem entende direito e nem pra que serve, na verdade. Por isso que a gente estuda aqui por módulos para não misturar muito a farofa, e eu nem coloquei tudo também porque isso aqui ia ficar enorme.

A Engenharia Biomédica estuda praticamente todas as áreas exatas (temos muito cálculo e física), biológicas (química, bioquímica, ciência dos materiais, biomateriais, ....) e humanas (oi administração, economia, humanidades, empreendedorismo...). Pensa num curso que tem um monte de curso misturado.

Mas onde eu posso trabalhar?


Em diversos lugares. Desde hospitais a fábricas. Desde engenheiro de campo a vendedor de equipamentos de outros países. Você pode desenvolver, consertar e vender o seu serviço. As áreas são enormes.

Vou tentar fazer algumas postagens mais específicas, mas de acordo com as dúvidas que você têm com o curso. Ele é relativamente novo no Brasil e recentemente surgiram muito mais vagas de estágio e emprego na área (nós estudantes agradecemos).

Muito obrigada!
Um beijo e um queijo! =)

Curiosidade: Eu estudo no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e você pode entrar aqui para ter muito mais informações sobre a faculdade e tudo o que a gente tem feito (se prepare porque é muita coisa <3).



0 comentários

Oi!
Deixe seu comentário aqui que ele vai ser publicado o quanto antes. Pode fazer críticas, elas são bem vindas! Mas comentários com palavras de baixo calão não serão postados.
Fiquem à vontade! Ah, e sem spam.
Küsse!