Os livros e o cristão


Tema polêmico? Muitos acham que sim, por isso é bom discutir e procurar saber mais, não é verdade? E vamos falar especificamente sobre os romances, ficções, fantasias, biografias, clássicos, adaptados... Todos, menos aqueles livros escritos para o público cristão.

Mas por que isso? Porque é onde as pessoas têm mais dúvidas e sempre do tipo: Posso ou não posso ler? Hmmm, não sei.

O que Deus te diz?

Digo isso principalmente porque é o que mais importa. Deus jamais nos diz pra não ler isso ou aquilo, mas nos deixa um versículo muito importante:
Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram jsutificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.
"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. "Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
1 Coríntios 6:11-13
~Se não me engano, ele já apareceu por aqui... Mas tudo bem.~

Vê como tudo é permitido para nós, porque querendo ou não moramos nesse mundo ~apesar de não ser dele~, porém não quer dizer que tudo também deve ser ignorado. Nem tudo é ruim minha gente, isso que falta pra muitas pessoas entenderem pra não ficar "demonizando" tudo (thanks Pastor João pelos momentos de conversa).

E, além disso, existe um outro ponto: até onde a sua leitura vai te influenciar? Isso precisa ser analisado, logo. E ainda, não estou dizendo se é certo ou errado ler isso ou aquilo... Vão surgir algumas resenhas no blog que você pode até ficar meio assustado do motivo de eu estar lendo o tipo de gênero ou até o livro em si (se precisar, escrevo um livro sobre como foi a leitura pra mim depois), ou não, pode ser que até goste dele também.

A minha lista de leitura se resumem a alguns livros clássicos, como José de Alencar, Machado de Assis e José Saramago, li Limbo do Thiago que se encaixa nos gêneros de fantasia-ficção-mitologia, também e vai ter resenha de novo com o livro impresso e relido <3, tenho também algumas/outras ficções, Young Adult e, desse gênero, estou lendo Mentirosos, e fantasias, onde posso destacar Tokien com o Senhor dos Anéis, principalmente porque ele usa dos elfos como personagens, e eu gosto muito de elfos e fadas, e de borboletas e, por fim, biografias, como O Diário de Anne Frank.

Então, até que ponto você está se permitindo? Isso vai te fazer mal num futuro? O que está lendo te é permitido e te convém também? Por que não colocar tudo numa balança e ser muito feliz? =)

Mil beijos e aproveite a sua leitura! Em breve resenhas aqui! =)
Imagem: Unsplash | Aga Putra


7 comentários

  1. Oi Di...realmente muita gente "demoniza" tudo, mas em relação aos livros eu gosto de pensar da mesma forma como as músicas que escuto. Gosto de pensar "isso vai me edificar?!", "vou poder crescer de alguma forma com isso que vou ouvir/ler?". Deus me incomodou durante mto tempo para eu largar as musicas mundanas, e olha que eu nem ouvia funk e músicas desse nível. Mas eram músicas que faziam meu espírito se prender a sentimentos naturais e não ao Espírito Santo. Depois de muito lutar parei de ouvir músicas assim e hoje analiso bem o que ouço.
    Da mesma forma, Deus começou a trabalhar comigo em relação aos livros. Antes eu não lia nenhum tipo de livro "auto-ajuda" ou livros que pudessem me fazer crescer em Deus e comecei a pensar que eu poderia estar usando meu tempo para ler algo que fosse acrescentar valores cristãos na minha vida, e que, consequentemente, me fizesse aprender mais sobre a vida cristã. Hoje eu leio livros best-sellers e coisas do gênero, mas em menor escala! Avalio muito o que leio, assisto e ouço. É isso que nos mantém em movimento ou paralisia.
    Como você citou o versículo "tudo nos é licito, mas nem tudo convém". Exatamente. Acho que é muito individual, cada um tem que pensar se o que lê vai afetar sua santidade ou não..
    Enfim, falei demais! haha Mas, gosto dessas reflexões!

    bjos
    http://aninhamorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!

      É exatamente isso. E acaba que tudo fica fazendo parte de um mesmo pacote, não é verdade? E você também pode ter certeza que, de uma forma ou outra, o que fazemos influencia na nossa convivência com as pessoas e na maneira de agir. Observe as crianças... Hahaha

      Que Deus te abençoe, linda!

      Excluir
  2. Outro grande sucesso de fantasia é "Crônicas de Nárnia", inclusive o autor(C.S Lewis) é cristão e se você ler com atenção vai enxergar cristianismo lá dentro, assim como no "Senhor dos anéis" que você citou.
    Li recentemente o primeiro livro da divina comédia, que retrata o inferno concebido por Dante Alighieri, conforme ele descreve cada um dos nove círculos, as pessoas presas neles e suas penas.
    O livro foi bem difícil, principalmente para mim porque nunca tinha lido uma epopéia(poema épico) tão grande, mas valeu a pena embora cansativo.
    Quando li esse livre tive que me colocar como uma pessoa que viveu na idade média, dentro daquela cultura, só aí consegui entender o que o autor quis dizer sobre a sociedade, cultura, economia, costumes, etc.
    Eu sei que o inferno descrito no livro não é realmente daquela maneira, PORQUE isso é uma ficção, hoje em dia as pessoas acreditam em tudo que dizem para elas sem um senso crítico, se eu disser que o "Senhor dos anéis" é um péssimo livro porque Gandalf é um mago e Deus condena a magia, um monte de gente vai acenar a cabeça sem pensar.
    Todos os livro que falei nesse comentários eu recomendo à todos(inclusive cristão), como foi muito bem dito pelo João temos que parar de "demonizar" tudo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor!

      Grande e ótimo comentário! E olha que tem um livro destrinchando O Senhor dos Anéis apontando elementos cristãos nele também. Nem preciso dizer que estou muito interessada.
      Tentei ler alguma epopeia, mas é um tanto difícil pra mim ainda. Pra você ter uma ideia comecei A Odisseia muitas vezes... Mas e terminar?
      Existem livros ótimos para entretenimento e que não são só cristãos!
      Muitíssimo obrigada pela sua opinião!

      Abraços!

      Excluir
    2. Já vi um documentário destrinchando o LOR, já vi um livro até com o título "O Senhor dos anéis e a filosofia".
      Sim ler epopéia não é fácil, tanto que ia ler a obra inteira nas férias e consegui ler só o primeiro livro ...
      Mas valeu, bom post

      Excluir
    3. Hahaha, vontade enorme de ler um livro desses. Um dia vai.
      Abraços!

      Excluir

Oi!
Deixe seu comentário aqui que ele vai ser publicado o quanto antes. Pode fazer críticas, elas são bem vindas! Mas comentários com palavras de baixo calão não serão postados.
Fiquem à vontade! Ah, e sem spam.
Küsse!